
Placar Final: Galo 1 x 3 Botafogo (Copa Libertadores) – Mesmo com 1 jogador expulso, Botafogo mostra superioridade tática, vence Atlético e é Campeão da Libertadores
O Galo encerrou sua participação na Copa Libertadores de forma melancólica ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Botafogo na final, realizada neste sábado (30) no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Apesar de ter um jogador a mais desde os 29 segundos do primeiro tempo, após a expulsão de Gregore, o Galo sucumbiu à eficiência e resistência do time carioca, que garantiu sua primeira “Glória Eterna”.
Com o cenário favorável após a expulsão, o Atlético tentou assumir o controle da partida, mas esbarrou na falta de repertório ofensivo. O Botafogo, mesmo em desvantagem numérica, abriu o placar aos 35 minutos com Luiz Henrique, aproveitando falha na defesa alvinegra. Minutos depois, Alex Telles ampliou de pênalti, após intervenção do VAR.
Na volta do intervalo, o Atlético demonstrou reação imediata. Eduardo Vargas diminuiu de cabeça logo no primeiro minuto do segundo tempo, reacendendo as esperanças da torcida. No entanto, o Galo desperdiçou chances claras com Hulk e Vargas, enquanto o Botafogo se manteve sólido defensivamente.
Nos acréscimos, Júnior Santos marcou o terceiro gol do Botafogo, fechando o placar e sacramentando o título inédito para o Glorioso.

A derrota marcou o 11º jogo consecutivo sem vitória para o Atlético-MG, o maior jejum da equipe em mais de três décadas. Além disso, a estratégia de priorizar competições de mata-mata ao longo da temporada mostrou seus limites, com o Galo terminando o ano sem títulos e sem vaga na Libertadores de 2025.
Agora, o clube mineiro entra em um momento de reflexão e replanejamento. Com uma temporada 2025 desafiadora pela frente, será essencial reforçar o elenco e ajustar a filosofia de jogo para evitar novas decepções.
Opinião: Bom, quem viu meu video antes das finais sabe que o meu maior medo era a falta de leitura do Milito e suas escolhas táticas. E a minha desconfiança infelizmente estava certa. Logo no primeiro minuto, o volante Gregory do Botafogo foi expulso. O que o Milito fez? NADA. Aos poucos, o Botafogo foi entrando no jogo e o principal diferencial apareceu: O ENTROSAMENTO. Coisa que o Milito parece ser INIMIGO. Enfim, Scarpa estava mal, Arana muito mal e Milito não conseguiu mais uma vez fazer este time ter equilíbrio. Mesmo com Vargas fazendo um gol no inicio do segundo tempo, a temporada ja tinha ido… O milito tem sim MUITA culpa nas derrotas, mas os maiores derrotados somos nós: Torcida e principalmente a diretoria. Planejamento terrível, uma vez que já estamos fora da Libertadores 2025. Chegamos nas finais mas, não levamos nada e ainda estamos fora da libertadores. E agora? Como Defender? Eu não consigo…
Resultado Final: Galo 1 x 3 Botafogo
Gols da Partida
Atlético/MG: Vargas
Botafogo: Luiz Henrique, Alex Telles, Junior Santos
Próximos confrontos do Atlético-MG
O próximo jogo do Galo será no dia 04/11 pelo Campeonato Brasileiro contra o Vasco, fora de casa.
