Placar Final: Penarol 2 x 0 Galo (Copa Libertadores) – Time de Gabriel Milito sofre primeira derrota em jogo pouco inspirado, porem, ainda segue líder do Grupo e Classificado

O Galo experimentou sua primeira derrota sob o comando de Gabriel Milito ao ser superado pelo Peñarol por 2 a 0, na noite de terça-feira, no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. A partida, válida pela quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, que até então vinha de uma sequência invicta de 13 jogos.

Gabriel Milito optou por manter a base dos jogos anteriores, realizando apenas uma mudança na equipe titular: Gustavo Scarpa deu lugar a Jemerson, reforçando a defesa, enquanto Saravia assumiu a função de ala pelo lado direito. Apesar de manter a posse de bola, o Galo encontrou dificuldades para quebrar a sólida defesa uruguaia. O Peñarol, bem postado, neutralizou as ações ofensivas dos mineiros e explorou os contra-ataques com eficiência.

O treinador argentino reconheceu a eficácia defensiva do Peñarol, que soube bloquear os caminhos do Atlético e forçar erros que resultaram em chances perigosas. A estratégia dos uruguaios foi recompensada com o primeiro gol aos 15 minutos do segundo tempo. Após uma cobrança de falta, Everson fez a defesa, mas a zaga atleticana não conseguiu afastar, permitindo a Lucas Hernández abrir o placar no rebote.

Buscando reverter o cenário, Milito promoveu a entrada de Eduardo Vargas no intervalo, substituindo Alan Franco. Vargas jogou mais recuado, próximo à dupla de ataque formada por Hulk e Paulinho. A mudança trouxe algum dinamismo inicial, mas a equipe continuou a pecar no passe final.

O Peñarol, mantendo a mesma tática, aproveitou outra bola parada para ampliar o placar. Maxi Silvera, em novo rebote defensivo, fez o segundo gol, selando a vitória uruguaia e expondo mais uma falha da defesa do Atlético.

Apesar do resultado negativo, Gabriel Milito destacou a importância de aprender com a derrota. “Não somos invencíveis,” afirmou o treinador. Ele reconheceu que a partida contra o Peñarol mostrou áreas em que a equipe precisa evoluir, especialmente na capacidade de superar defesas fechadas e na consistência defensiva.

A ausência de Gustavo Scarpa, que ficou de fora do treino aberto ao público no sábado anterior devido a um problema dermatológico em um dedo do pé, também foi um fator significativo. Milito explicou que Scarpa não estava em condições ideais para participar do jogo.

Apesar da derrota, o Atlético-MG segue na liderança do Grupo G e já garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Na próxima rodada, enfrentará o Caracas, em busca de consolidar a primeira posição do grupo.

Opinião: Infelizmente o Galo esteve pouco inspirado contra o Penarol jogando fora de casa, no Uruguai. Sem Scarpa o Galo se mostrou um time muito previsível. Sem inspiração de Hulk ou Paulinho e mesmo pós entrada do Igor Gomes, o time só melhorou após a entrada de Vargas. Mas mesmo assim, com duas falhas em bolas paradas, o time tomou 2 gols e não mostrou poder de reação, pois a equipe do Penarol marcava muito bem. Como Milito disse, nosso time não é invencível e pra mim, perdeu na hora que poderia perder. Vida que segue e que o Scarpa volte, pois faz muita falta.

Placar Final

Penarol 2 x 0 Atlético/MG

Gols da Partida

Peñarol: Silvera, Lucas Hernandez

Próximos confrontos agendados para Atlético-MG

Inicialmente, No próximo domingo, às 16:00h, o Atlético-MG enfrenta o Bahia pelo Campeonato Brasileiro na Arena MRV.