
Placar Final: Cruzeiro 0 x 0 Galo (Campeonato Brasileiro) – Defesa suporta pressão, convive com as lesões, não tem tempo para descansar e jogadores valorizam o empate
No clássico mineiro disputado neste domingo (18), válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo teve que suportar a pressão fora de casa, mas saiu do Mineirão com o empate sem gols diante do rival Cruzeiro. A partida, realizada com torcida única celeste, marcou mais um capítulo da escrita alvinegra: o Galo não perde para a Raposa no Mineirão desde 2012 como visitante.
A pressão do Cruzeiro foi intensa, especialmente na primeira etapa. Com maior volume ofensivo, mais posse de bola e diversas tentativas pelas laterais. A melhor chance veio aos 39 minutos, quando Lucas Silva acertou o travessão de Everson. Kaio Jorge também assustou com finalização da entrada da área.
O Atlético teve dificuldades de criação e pouco ameaçou o gol adversário. O técnico Cuca optou por escalar jogadores recém-recuperados de lesão, como Guilherme Arana, Gabriel Menino e Alan Franco, o que gerou limitações físicas durante o jogo. Arana foi substituído ainda aos 16 minutos do primeiro tempo por sentir dores musculares, e Menino também acabou saindo no segundo tempo após um pisão no tendão. Cuca assumiu a responsabilidade pela decisão: “Foi por necessidade. A culpa não é do departamento médico, é minha.”

Na volta do intervalo, o Galo apresentou uma postura defensiva mais sólida. Mesmo com poucas chances no ataque, conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Cruzeiro. Destaque para as atuações consistentes de Rubens e Natanael, que se sobressaíram nas disputas individuais e ajudaram a garantir o ponto conquistado.
O clima esquentou dentro de campo em alguns momentos. Rony, atacante do Atlético, revelou uma troca de provocações com o zagueiro Fabrício Bruno. “Faz parte do clássico, cabeça quente, mas não levo nada para o lado pessoal”, comentou após a partida. Ainda assim, não deixou de provocar o rival: “Faz tempo que eles não ganham da gente aqui.”
Com o resultado, o Atlético-MG chegou a 13 pontos e ocupa a 10ª posição na tabela. Já o Cruzeiro foi a 17 e fecha a rodada no G-4, na 3ª colocação. Ambas as equipes voltam a campo no meio da semana pela Copa do Brasil: o Galo encara o Maringá-PR na Arena MRV, enquanto o Cruzeiro visita o Vila Nova-GO.
Apesar de estar longe de uma atuação inspirada, o empate foi encarado como positivo pelo lado alvinegro. Cuca destacou a invencibilidade recente do time contra o Cruzeiro como mandante no Mineirão e valorizou o ponto somado: “Com todas as circunstâncias, esse resultado precisa ser valorizado.”
Opinião: Bom, a verdade é que o Cuca, sabendo das limitações fisicas, priorizou a defesa e isso ficou muito claro. Uma estratégia que poderia ter saído cara, mas que no final, tem que ser valorizada. Os jogadores correram bastante e no segundo tempo conseguiu equilibrar as ações. Infelizmente, é o que falamos desde o inicio, o elenco é curto e as lesões e o desespero do Cuca em escalar Arana, Alan Franco e Gabriel menino mostra que ele não tem confiança e não é pra menos. Agora, temos que virar a chave para nos mantermos firmes na Copa do Brasil e na Sulamericana. #esodagalo #clássico
Placar Final
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG

Gols da Partida
–
Próximos confrontos agendados para Atlético-MG
Na próxima quarta-feira, o Galo enfrenta o Maringá pela Copa Do brasil na Arena MRV.